terça-feira, 9 de março de 2010

O mundo subdesenvolvido

Existem países subdesenvolvidos, não por razões naturais - pela força das coisas - mas por razões históricas - pela força das circunstâncias. Circunstâncias históricas desfavoráveis, principalmente o colonialismo político e econômico que manteve estas regiões à margem do processo da economia mundial em rápida evolução. Na verdade, o subdesenvolvimento não é a ausência de desenvolvimento, mas o produto de um tipo universal de desenvolvimento mal conduzido.
É a concentração abusiva de riqueza - sobretudo neste período histórico dominado pelo neocolonialismo capitalista que foi o fator determinante do subdesenvolvimento de uma grande parte do mundo: as regiões dominadas sob a forma de colônias políticas diretas ou de colônias econômicas.
O subdesenvolvimento é o produto da má utilização dos recursos naturais e humanos realizada de forma a não conduzir à expansão econômica e a impedir as mudanças sociais indispensáveis ao processo da integração dos grupos humanos subdesenvolvidos dentro de um sistema econômico integrado. Só através de uma estratégia global do desenvolvimento, capaz de mobilizar todos os fatores de produção no interesse da coletividade, poderão ser eliminados o subdesenvolvimento e a fome da superfície da terra.
O maior de todos esses erros foi considerar o processo do desenvolvimento em toda parte como semelhante ao desenvolvimento dos países ricos do Ocidente. Uma espécie de etnocentrismo conduziu os teóricos do desenvolvimento a assentar as suas idéias e estabelecer os seus sistemas de pensamento em concepções de economia clássica que ignoravam quase totalmente a realidade sócio-econômica das regiões de economia ocidental capitalista, uma economia socialista em elaboração acelerada e uma rede de abastecimento e de venda no resto do mundo. Não se ocupavam, pois, das estruturas econômicas desse resto do mundo, abandonado quer aos sociólogos, quer, antes, aos folcloristas.
Pode-se dizer que o subdesenvolvimento é agravado pelas guerras, pois os países participantes dela se preocupam mais em investir em armamentos para a cidade, esquecendo dos problemas sociais e economicos dos mesmos, o que causa a população uma grande situação de miséria.

Subdesenvolvimento é um termo é usado com frequência para definir o subdesenvolvimento econômico de um país, cujos assuntos envolvem e incluem a falta de acesso da população em geral à oportunidades de emprego, saúde, água, alimentação, educação e moradia.

O IDH, Índice de Desenvolvimento Humano, elaborado pelo PNUD é um indicador muito discutível do que é ou deve ser considerado como desenvolvimento humano. Parece mais elaborado para confirmar a tese de que os países ocidentais são desenvolvidos e continuam a avançar nisso, do que ser de verdade um índice de desenvolvimento.

O IDH mede o nível de escolarização, a esperança de vida ao nascer e a renda per capita dos países. Cada um destes factores conta uma terça parte e são calculados com base na média estatística. (Se dentro de um grupo, 1 pessoa possui 10 maçãs, e as outras 9 pessoas não possuem nenhuma, segundo a estatística, neste grupo há 1 maçã per capita.) O IDH não toma portanto em consideração a desigualdade no rendimento e, se o fizesse, um país como os EUA baixaria drasticamente nesta lista do desenvolvimento humano segundo o IDH.


Nenhum comentário:

Postar um comentário