terça-feira, 16 de novembro de 2010

A Globalização

A origem :
A globalização é um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, política, que teria sido impulsionado pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo no final do século XX e início do século XXI. É um fenômeno gerado pela necessidade da dinâmica do capitalismo de formar uma aldeia global que permita maiores mercados para os países centrais (ditos desenvolvidos) cujos mercados internos já estão saturados. O processo de Globalização diz respeito à forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo, levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos. Com isso, gerando a fase da expansão capitalista, onde é possível realizar transações financeiras, expandir seu negócio até então restrito ao seu mercado de atuação para mercados distantes e emergentes, sem necessariamente um investimento alto de capital financeiro, pois a comunicação no mundo globalizado permite tal expansão, porém, obtêm-se como consequência o aumento acirrado da concorrência.

Suas consequencias :

*provoca uma grande homogeneização de hábitos e costumes do mundo, levando à perda de elementos das culturas locais e diluindo a identidade dos povos.

*enfraquece as fronteiras nacionais e facilita o livre-comércio, mas o fluxos comerciais mundiais estão sob controle das nações e empresas mais poderosas.

*aumenta a desigualdade social e econômica entre os países no mundo e também interamente em cada país, levando à concentração de randa.

*estimula uma concorrência feroz, já que a redução dos custos de produçao torna se essencial.

O que é divida externa e seus fatores :
Dívida externa é a somatória dos débitos de um país, resultantes de empréstimos e financiamentos contraídos no exterior pelo próprio governo, por empresas estatais ou privadas. Esses recursos podem ser provenientes de governos, entidades financeiras internacionais
Fatores :
-entrada de novos emprestimos;
-amortização da divida;
-pagamento de juros;
-taxas de juros no mercado internacional;

A situação do Brasil :
O Brasil faz parte do grupo de países emergentes que teve o crescimento de sua divida externa acelerado na decada de 90.Alguns veses o Brasil recorreu ao FMI para resolver dificuldades em suas contas extrernas.O aumento das exportações brasileiras fez crescerem suas reservas monetarias e dolares, permitiu a redução da divida externa, principalmente a do estado.Os pagamentos da divida que o Brasil vem fazendo e o comprimento das metas estabelecidas pelo FMI prejudicam a população, pois obrigariam o país a reduzir investimentos, principalmente nas áreas de saúde, educação e segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário